Associação Biodinâmica

Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica

O projeto “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica” visa disponibilizar informação técnica sobre tecnologias apropriadas aos sistemas orgânicos de produção, de forma resumida, em linguagem simples e acessível aos produtores rurais.

Como princípios básicos para a aprovação de uma ficha estão o de que a tecnologia divulgada esteja de acordo com os princípios e normas estabelecidos pela legislação brasileira da produção orgânica e que seja resultado de processos gerados ou validados por pesquisas científicas, ações de construção participativa do conhecimento ou de experiências práticas dos produtores.

http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel

Relato da participação da Associação Biodinamica na Assembleia Anual da Demeter Internacional

Em face dos desafios que nos confrontam em relação aos alimentos e a agricultura – preços baixos de leite em fazendas convencionais, eventos extremos de clima consequência das mudanças climáticas, especulação financeira de terras agrícolas – a necessidade urgente de uma mudança de paradigma na produção e nos sistemas agrícolas parece mais e mais óbvia. A agricultura biodinâmica oferece inúmeros modelos holísticos para uma mudança na sociedade. Representantes da Demeter Internacional e das associações biodinâmicas de 23 países diferentes nos 5 continentes encontraram-se para a assembleia anual na Finlândia, de 13 a 18 de junho último para discutir e adotar estratégias para o futuro desenvolvimento da agricultura e das cadeias de produção de alimentos.

Enquanto a Demeter, juntamente aos movimentos de agricultura orgânica e ambientalistas defendem sistemas que ajudam a enfrentar os desafios ambientais, o respeito a sistemas mais ecológicos e o uso cuidadoso dos recursos...

Leia mais...

Relato do Encontro Internacional de Agricultura – Goetheanum – Dornach, Suíça

NOSSA TERRA – UM JARDIM GLOBAL?
por Andrea D’Angelo Lazzarin

O Encontro Internacional de Agricultura ocorreu em fevereiro de 2016, no inverno do hemisfério norte, em Dornach, na Suíça. A paisagem estava recoberta por um suave manto esbranquiçado e as noites com um frio cristalino. A atmosfera do encontro com mais de 550 pessoas foi muito calorosa e a qualidade biodinâmica em todos os alimentos oferecidos foi espetacular. Presentes estavam pessoas de todos os continentes, um intercâmbio fenomenal de situações e diversidades. Assim este Encontro Agrícola foi um grande impulso de reconhecimento da Terra como um verdadeiro jardim global!

A primeira palestra de Jean-Michel Florin, dirigente da Seção de Agricultura, abriu o olhar para a relação do ser humano com a elaboração e preparo de Jardim como uma necessidade da história cultural humana. Jardim em sentido amplo, como local de cultivo de hortaliças, de plantas medicinais, de flores, de espécies vegetais muito diversas, parques, cultivo de jardins urbanos e rurais. Somos responsáveis pela...

Leia mais...

Rede de Sementes Crioulas Biodinâmicas no Polo da Borborema-Paraíba

De 15 a 17 de junho a Associação Biodinamica foi convidada pela ASPTA-Polo Borborema na Paraiba para realizar uma capacitação de um grupo de horticultores na produção de sementes de hortaliças.

O Polo da Borborema envolve mais de 1800 agricultores familiares organizados em mais de 60 bancos de sementes comunitários, referência nacional do trabalho com sementes crioulas de milho, feijão e outros grãos.

Com aumento da produção de hortaliças para programas governamentais como merenda escolar e PAA e também a demanda de feiras agroecológicas locais, surgiu o desafio de capacitar um grupo de 40 agricultores na produção de sementes de hortaliças.

Foram 3 dias de atividades teóricas, visita a 3 agricultores e planejamento de atividades de produção local de sementes de hortaliças.

rede de sementes 1

Experimento de campo na ASPTA

rede de sementes 2

Grupo visitando horta com alface pendoando

Vitória: STF garante rotulagem de qualquer teor de transgênicos, fruto de ação do Idec

Ministro rejeita recurso e mantém decisão obtida pelo Idec que exige informação no rótulo sobre uso de ingredientes geneticamente modificados, independentemente da quantidade

O direito dos consumidores brasileiros à informação sobre transgênicos volta a prevalecer. Em decisão proferida no último dia 12, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin manteve a decisão obtida pelo Idec e voltou a garantir a indicação no rótulo de alimentos que utilizam ingredientes geneticamente modificados, independentemente da quantidade presente.

A exigência estava suspensa desde 2012, por uma decisão liminar (provisória) do ministro Ricardo Lewandovski, do STF, que atendeu ao pedido da União e da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (Abia) contra a decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), que foi favorável à ação do Idec.

A União e Abia alegavam que a decisão do TRF-1 “usurpava a competência” do STF de decidir sobre o tema...

Leia mais...

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
MAIO
26 a 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco. Inscreva-se
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JUNHO
Dia 03: Especialização em Agricultura Biodinâmica. Inscrições: Instituto Elo

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: