Associação Biodinâmica

Atividades Desenvolvidas

  • Área Demonstrativa - A área da Associação Biodinâmica é pioneira no Brasil no desenvolvimento de sistemas agrosilvopastoris em aléias. Tem um trabalho intenso de reconstrução da paisagem, originalmente degradada. A Associação Biodinâmica também desenvolveu a tecnologia do coquetel de adubos verdes muito usado por todas correntes de agricultura orgânica. Constantemente tem recebido visitas de grupos de agricultores e alunos da área agronômica e florestal. Esta área é usada para o Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica. Atualmente mantém uma área produtiva de hortaliças, ervas medicinais, gado de leite e mel.

  • Pesquisa - Durante os últimos anos várias pesquisas foram realizadas, inclusive teses de mestrado e doutorado em parceria com a ESALQ-USP e FCA-UNESP, focadas principalmente em comparação de sistemas orgânico, biodinâmico e convencional e em sistemas agroflorestais. Participa do Programa de Conservação dos Remanescentes do Cerrado no Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente Estadual.

  • Preparados Biodinâmicos - Ferramenta fundamental na biodinâmica, a Associação produz em grande escala os preparados biodinâmicos para atender uma demanda crescente de produtores interessados, além de ensinar os agricultores a produzirem seus próprios preparados em cursos específicos.

  • Cursos - Realizado em parceria com a Associação ELO e Universidade de Uberaba o Curso Fundamental de Agricultura Biológico Dinâmica é reconhecido pelo MEC a nível de pós graduação lato sensu. Também realizamos pequenos cursos para grupos de agricultores familiares e para treinamento de consultores. A cada dois anos realizamos a Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Neste ano aconteceu a VII Conferência, com o tema “Resgate, Produção e Conservação de Sementes Crioulas” em Maria da Fé, com o envolvimento total, na coordenação e planejamento do evento, dos pequenos agricultores da região.

  • Publicações - A Associação Biodinâmica tem editado ao longo de sua história várias apostilas com temas relevantes. Em parceria com a USP editou os Anais de duas conferências de Agricultura Biodinâmica e tem editado alguns livros que tratam dos princípios e práticas biodinâmicas. Anualmente publica o Calendário Agrícola Astronômico, ferramenta muito usada pelos produtores, e semestralmente a Revista Agricultura Biodinâmica distribuída gratuitamente para produtores assistidos.

  • Normas Demeter - A Associação Biodinâmica é responsável pela elaboração das normas de produção para o selo de qualidade Demeter, certificado pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD).

  • Laboratório de qualidade - O laboratório de qualidade trabalha com métodos de formação de imagem. Através deste método podemos comparar a qualidade de um alimento de origem convencional, orgânica ou biodinâmica cultivados no mesmo ecossistema.

  • Consultoria - Existe desde sua fundação, mas se fortaleceu em 1999 e a partir de 2000 priorizamos os grupos de agricultores familiares. Desde então desenvolvemos inúmeros projetos, atuando em 10 estados nos diversos ecossistemas brasileiros com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, SEBRAE, Fundação Soft-AG e Associação Beneficente Tobias (ABT), beneficiando aproximadamente 350 agricultores. Principais núcleos: Chapada Diamantina (BA), Ceará, Rondônia e Sul de Minas. Atendemos também consultoria privada em todo território nacional.

Apoio à comercialização de produtos biodinâmicos- O grupo de comercialização discute, propõe e executa ações concretas para escoamento e venda dos produtos gerados pela agricultura familiar. A implantação da Rede de escoamento de produtos biodinâmicos em SP conta com apoio da ABT e Fundação ABN AMRO.

Nossa equipe é formada por: - 10 funcionários, 5 Diretores, um conselho consultivo com 20 membros,110 associados, 30 consultores independentes.

abd elo mec

AGENDAMENTO DE VISITAS GUIADAS
Favor avisar com antecedência. Horário recomendado: Sexta-feira às 9h00.

calendario astronomico 2017

Calendário Biodinâmico


Clique no link acima para baixar o mês de Janeiro/2017.

Cursos 2017 - Programe-se!

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017
ABRIL
01 e 02 – Jardinagem Biodinâmica – Andrea D’Angelo Lazzarin e João Batista de Oliveira 
29 e 30 – Produção de Hortaliças Biodinâmicas – Módulo 2 (Frutos) - Luciana Gomes de Almeida
MAIO
06 e 07 - Construção de estufas de Bambu - Carlos Lira
13 e 14 - O Semeador de Estrelas: ritmos astronômicos na agricultura – Pedro Jovchelevich
20 e 21 - Introdução à Agricultura Biodinâmica: Vida nova para a Terra (Módulo 3 – Palestras 5 e 6 do Curso Agrícola de Rudolf Steiner) – João Carlos Ávila e Deborah Castro
27 e 28 - Agrofloresta na Biodinâmica: Sistemas produtivos tropicais complexos e resilientes – Módulo 2 – O desenho de sistemas biodinâmicos complexos e resilientes – Marcelo Martins Ribeiro, Julio Soraggi e Fernando Silveira Franco.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 2017

Eventos de Parceiros

ABRIL
Dia 01: Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica (Lato Sensu) - Botucatu, SP Mais Informação
JULHO
Dias 02 a 06: 1o Encuentro Latinoamericano de Agricultores Biodinamicos del Café y Cacao. Inscrições: encuentrolabdcafecacao@gmail.com Mais Informação

Informativo ABD

Para receber informacões sobre CURSOS e eventos da ABD, digite o seu nome e endereço de email abaixo: