Associação Biodinâmica
  • Calendario Astronomico Biodinamico
  • Cursos Biodinamicos
  • Preparados Biodinamicos
  • Sementes Locais Biodinamicas

Normas Demeter de Produção

PARA O USO DAS MARCAS BIODINÂMICA®, DEMETER E MARCAS RELACIONADAS

1. Princípios Gerais

Em processos vivos, diversas forças que não se originam apenas de interações materiais, trabalham em conjunto. Todas as medidas agrícolas dependem da ativação de processos que aumentam e vivificam estas conexões naturais.

O método biodinâmico está vinculado com a formação destas interações vivas e não pode ser definido da mesma forma que métodos de produção de produtos inanimados. O trabalho realizado pela mão humana, quando existe uma preocupação com fertilidade do solo, com as plantas, com as sementes e o material de propagação e com os animais, em harmonia com as condições locais; pode converter a fazenda ou a horta em um organismo vivo. A imensa diversidade do mundo natural implica que as práticas agrícolas adequadas a um local pos-sam ser completamente inadequadas a outro. Considerando as diversas possibilidades de organizar-se cumprindo estas normas, devem-se levar em conta as aptidões e capacidades de cada agricultor. É importante realizar em momentos corretos determinadas práticas que afetam os processos vivos. Deve-se fazer uso consciente a regular dos preparados biodinâ-micos e considerar os ritmos astronômicos na produção vegetal e animal.

As normas de produção para a certificação Demeter expressam para a sociedade, um acordo interno do movimento biodinâmico sobre o que é a agricultura biodinâmica. Foi montada uma estrutura para as diretrizes que são formuladas pelas respectivas organizações para a agri-cultura Biodinâmica de cada país membro. Produtos certificados com a marca Demeter de-vem ser produzidos de acordo com estas normas. Os requerimentos legais destas normas são igualmente aplicáveis a todas as empresas produtoras.

O trabalho com a biodinâmica exige uma forte conexão com a essência do método biodinâ-mico, seus princípios e finalidades. Para isto é necessários viver os processos naturais medi-ante a observação, o pensamento e a percepção. Por meio de um esforço constante é possí-vel chegar a uma compreensão profunda das conexões da natureza. O trabalho cooperativo dentro das diversas associações biodinâmicas, os encontros, livros e revistas são importan-tes fontes de ajuda e apoio.

O conjunto de conhecimentos que fundamenta a agricultura biodinâmica vai além da prática e da experimentação científica, origina-se do ciclo de conferências sobre agricultura de Rudolf Steiner de 1924 (número de catálogo de suas obras completas: GA 327, publicado pela edito-ra Antroposófica, São Paulo, com o título "Fundamentos da Agricultura Biodinâmica"); e do contexto espiritual da antroposofia, dentro do qual se originou.

O objetivo é praticar sempre a agricultura de forma que a estruturação da fazenda como uma unidade integral traga como resultado produtividade e saúde, e que os insumos necessários para a produção se originem da própria unidade agrícola. Entretanto, se fizerem uso destas normas de modo que a única preocupação seja seguir as formalidades ou buscar brechas para obter vantagens econômicas, deve-se praticar outro tipo de agricultura. A tarefa da or-ganização local responsável e seus representantes assim como o serviço de assessoria é prevenir tais desdobramentos.

LER NORMA COMPLETA



conferencia-internacional




PATROCINE
calendario astronomico 2014
calendario astronomico 2013
calendario astronomico 2012
cartilha hortaliça biodinamica
cartilha
artilha pecuaria peq

DMC Firewall is a Joomla Security extension!